
Corretor é o principal elo de inovação na nova era do Mercado de Seguros
Nesta quarta-feira (13), teve início o segundo dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de importantes lideranças do Mercado de Seguros, que presentes em diversas plenárias discutiram as principais tendências para o setor. A sala Marcelo Blay, debateu o tema “O Corretor de Seguros como agente de transformação e inovação”. Estiveram presentes no painel o Presidente do Sincor-MT, Cristovão Martins, o Presidente da IBRACOR, Joaquim Mendanha de Ataídes e o Presidente do Sincor-SP, Boris Ber.
O presidente do Sincor-MT, Cristovão Martins, destacou que no atual cenário de constantes inovações e mudanças regulatórias, o papel do Corretor de Seguros como agente transformador e mediador entre o consumidor e a indústria tornou-se ainda mais importante. “A Fenacor, em parceria com entidades como a ENS e o Sincor, vem trabalhando para fortalecer essa conexão entre o consumidor, o corretor e a indústria. Esse diálogo é o caminho para que o mercado de seguros evolua com foco nas reais necessidades da sociedade. O corretor, com seu papel consultivo e sua proximidade com o consumidor, não apenas representa os interesses do cliente, mas também leva essas demandas para o centro das discussões na indústria.. É um movimento que valoriza o corretor como elo vital no ecossistema do seguro, ampliando o acesso a soluções e reforçando a relevância desse profissional como voz ativa em prol de uma sociedade mais protegida e amparada”, disse.
Boris Ber, presidente do Sincor-SP, ressaltou que o Corretor de Seguros para se tornar um efetivo agente de transformação e inovação precisa ser influenciado pela Inteligência Artificial. “Atualmente, temos de 5 a 6 gerações em nossas carteiras de clientes, e embora alguns segurados ainda prefiram o atendimento tradicional, é uma mudança irreversível. Em breve, o uso do digital será essencial. O grande desafio é como os corretores podem se adaptar a essa realidade. O que me preocupa é o distanciamento dos corretores em relação à tecnologia. Apesar de as seguradoras oferecem diversas ferramentas, o número de corretores que as adotam é baixo, muitas vezes devido ao receio de perder espaço. Adaptar-se é fundamental para seguir relevante no mercado e atender às novas necessidades dos clientes”, afirmou.
“O corretor é um consultor especializado, fundamental na distribuição de produtos de seguros. Embora haja desafios com as seguradoras, a revolução digital surge como uma grande oportunidade, trazendo inovação e personalização de produtos. As parcerias estratégicas no setor são essenciais para o crescimento do Mercado de Seguros. O corretor, com o uso de novas ferramentas e a adaptação constante, é o responsável por essa transformação, enfrentando novos desafios enquanto fortalece seu papel no mercado”, frisou o Presidente da IBRACOR, Joaquim Mendanha de Ataídes.
Os especialistas ressaltaram que o papel do Corretor de Seguros está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela inovação e pelas novas tecnologias, não sendo apenas vendedores de produtos, mas agentes de mudança que ajudam a moldar o futuro do mercado. Ao adotar soluções digitais, compreender as necessidades emergentes dos consumidores e oferecer um atendimento personalizado, os profissionais têm o poder de criar uma experiência mais eficiente e acessível para seus clientes. Essa evolução fortalece a relação de confiança, além de ampliar o papel de consultor, orientando e oferecendo as melhores soluções em um cenário em constante mudança.
Fonte: CQCS l Ítalo Menezes
Deixe aqui seu comentário!
Gostou deste post? Comenta logo aqui abaixo e nos diga o que achou! =)